terça-feira, 26 de agosto de 2014

Comentários Prova escrita Investigador

              Cometários Prova escrita de Investigador

Achei a prova um pouco mais difícil que a de escrivão, talvez pela concorrência ser maior. Mesmo assim achei uma prova justa, nos mesmos moldes da Acadepol, no entanto alguns candidatos reclamaram bastante de algumas questões.

A primeira questão, alvo de muita crítica, foi a de Português com verbo Abolir, realmente chata essa questão, no momento lembrei-me do verbo Colorir e consegui conjugar de forma correta.

Passando para a segunda questão, lei de improbidade administrativa, essa realmente exigiu mais dos candidatos, quem estudou ao menos umas 2 vezes  conseguiu desenrolar, como foi o meu caso. Apostei em outras leis especiais de uso cotidiano da carreira de investigador, como a lei de drogas, Maria da Penha, Eca e a nova lei de Organização criminosa. De qualquer forma, algum pontinho eu consegui aí.

A terceira questão sobre o que é um crime instantâneo de efeitos permanentes, clássico exemplo do Homicídio, estava fácil para quem tem formação em Direito e para aqueles que estudaram bem os conceitos. Alguns candidatos alegam que tal questão fere o edital, uma vez que o mesmo pede “conceitos de crime” e não “classificação”, acredito que a Acadepol não vá aceitar esse argumento em um eventual recurso, todavia, para aqueles que se acham prejudicados façam valer seus direitos em eventual recurso.

A questão de criminologia do Enrico Ferri, relativamente fácil, fatores antropológicos, físicos e sociais, diferentemente de Lombroso que alegava ser apenas fatores antropológicos. Nesta questão fiz uma baita confusão e coloquei os argumentos do mestre Molina, fatores biopsicossociais, ou seja, fatores biológicos, físicos e sociais. Vou depender da análise do examinador.

A ultima questão, sobre vitima unicamente culpada, acredito ter acertado, coloquei o exemplo da legítima defesa.


Vamos esperar o resultado sair, mas acredito muito em meus 50% e consequentemente aprovação. Torço muito para meus colegas, e para aqueles que estudaram muito e assim como eu sonham em ser Policial Civil. 

8 comentários:

  1. A prova foi difícil. A Acadepol, como sempre, dificultando a vida do candidato. A começar com essa salada de a primeira fase ser responsabilidade da Vunesp e a segunda ser sob a responsabilidade deles. Os critérios de avaliação são totalmente diferentes e isso atrapalha bastante o candidato, já que, por exemplo, dificilmente a Vunesp faria uma pergunta tão escrota (dentre tantas possíveis em língua portuguesa) quanto pedir a conjugação de um verbo defectivo a um concurso que não pede formação específica em Letras - e olha que português é o meu forte em todos os concursos. Quanto aos fatores condicionantes de Ferri, cometi o mesmo deslize que vc e estou na torcida para que pegue o delegado corrigirá minha prova que a considere correta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edson acredito que,apesar de tudo, muitos serão aprovados, e nós faremos parte da gloriosa Policia Civil.

      Excluir
  2. Acreditar, neste momento, é o que me resta. Mas esperava só um pouco de bom senso nas escolhas nas perguntas, já que os parâmetros são muitos discrepantes. Se forem pra ir tão a fundo nas questões, que limitem o edital e não nos faça gastar tempo e energia em disciplinas que eles sequer cogitam questionar, matérias estas que não aparecem nem nas provas descartadas (vide a importância dada a matéria de informática na prova para Escrivão na primeira fase e como ela foi ignorada na segunda). Creio que seja possível o examinador exigir do candidato sem ser tão incongruente. Mas enfim....."sorte pá nóis"!

    ResponderExcluir
  3. Amigos, fechei 50 pontos. rsss Na trave pra dentro, mas ainda hoje levarei meu recurso para duas questões. É isso aí, já estamos chegando lá. Abs e boa sorte!

    ResponderExcluir
  4. Alguem tem previsão de data para o PAP?

    ResponderExcluir
  5. Galera estou com medo do PAP, parece que tem um Perito da Civil e a primeira colocada do concurso da PF que estão fazendo um curso para o PAP, o problema é que é restrito e precisa de convite para fazer, alguém sabe de algo?

    ResponderExcluir
  6. Edson, venho acompanhando seu blog à um tempo e também quero muitos entrar na PC , mas como não sou autodidata , você já fez algum curso preparatório, me indicaram o claretiano e a central de concursos, mas estou em dúvida. Abraço e boa sorte pr "agente".

    ResponderExcluir
  7. Olá prestei concurso para investigador na proda preambular,alguém tem alguma dica de como é a prova escrita e como devo estudar para que possa ir bem nesta prova.

    ResponderExcluir